Contexto
Escolar
Formação intensiva para profissionais (educadores de infância e professores do 1º ciclo) (online e presencial).
O educador/professor, tem um papel fundamental e determinante na formação integral dos seus alunos, e vê-se muitas vezes sem ferramentas e recursos para trabalhar a partir de uma visão integral da criança.
Enquadramento
A sociedade em que vivemos atualmente, caracterizada pelo desenvolvimento tecnológico e por excesso de estímulos, conduz a um ritmo acelerado, ao stress, busca pelo prazer imediato, ansiedade, medo, insatisfação, levando o ser humano a uma procura contínua por algo que parece não chegar.
Esta sociedade virada para a produtividade e consequentemente para a ação, leva o Homem a viver num modo “fazer” desvalorizando o “ser” e o que está dentro de si, o que o distancia da possibilidade de conhecer-se como ser único nas suas diferentes dimensões: física, mental, emocional e espiritual. As crianças crescem e desenvolvem-se em contextos em que “não há tempo”, e são forçadas a acertar passo com o ritmo que lhes é imposto, tanto pela família como pela escola.
Deste modo, é urgente que na Escola, contexto onde as crianças passam maior parte do seu tempo, se criem práticas que possibilitem às crianças e adultos momentos de pausa, de olhar para dentro de si mesmos, de se observarem, descobrirem quem são, e o que trazem para desenvolver e trabalhar, bem como descobrirem o seu potencial único. Um dos princípios da educação apresentados por Delors é o auto-conhecimento (aprender a ser). Este, permite às crianças estarem mais conscientes das suas diferentes dimensões (pensamentos, emoções e ações) bem como, compreenderem-se nas relações que estabelecem com o exterior (pessoas, experiências, etc.) conduzindo a maiores níveis de integridade e bem-estar.
KitCadi Mindfulness
Kit com Currículo de Autoconhecimento, Desenvolvimento Integral e Mindfulness
O projeto KitCadi Mindfulness, constitui um currículo destinado a ser integrado na matriz curricular das escolas escrito em formato de manual, que agrega um conjunto de materiais numa mochila pedagógica, com o objetivo de trabalhar transversalmente com crianças e educadores de infância/professores do 1º ciclo ao longo de um ano letivo e envolver os pais.
Este currículo apresenta uma visão holística do Ser Humano possibilitando o contacto do individuo com o seu mundo interior. O objetivo primordial é o conhecimento mais aprofundado de si mesmo ao nível do corpo, da mente e das emoções, através de práticas contemplativas, nomeadamente a Mindfulness.
A abordagem ao Ser é iniciada num nível mais externo – corpo – e gradualmente aprofundada a um nível mais interno – pensamentos e emoções – integrando a dimensão social da relação com os outros e finalizando com o conhecimento de si como parte do mundo.
Os 12 conteúdos são trabalhados pela seguinte ordem ao longo do ano letivo:
- Consciência Corporal e Relaxamento
- Respiração Consciente
- Silêncio Consciente
- Exercícios de Mindfulness
- Consciência Emocional
- Comunicação Consciente
- Contemplação
- Valores Universais
- Eu e o Outro
- Eu e o Planeta
- Prática da Gratidão
- Auto-expressão
Constituição do Kit:
- 1 Bola de massagem
- 1 Mão Respiração das cinco montanhas
- 1 conjunto de cartas: As três respirações
- 1 Garrafa da calma
- 1 Pedra do Silêncio
- 1 instrumento Chime
- 1 Jogo dos Cinco Sentidos
- 1 Bússola das Emoções
- 1 Caixa da gratidão
- 1 Manual de implementação do currículo
- 1 Caderno de registo
- 1 Conjunto de 12 lápis de cor